segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FOTOS DO MOMENTO DE ORAÇÃO NA CASA DE ANA CARLA E LUIZ CARLOS



No dia 27/01/2012 (sexta-feira) às 20h, aconteceu mais uma oração do terço na casa de nossos irmãos Ana Carla e Luiz Carlos, no qual foi uma benção. Louvamos e bendizemos a Deus por este dia na casa deles, que possamos cada vez mais fazer crescer momentos como este em nossas famílias.
Pedimos a intercerssão de Nossa Senhora do Rosário
para não desanimar e seguirmos em frente com este objetivo. Amém!

Pastoral Familiar
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Aracaju/Se

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TEMPO DE MISERICÓRDIA NAS FAMÍLIAS


Nossas famílias estão na situação em que estão, principalmente, por causa de nós homens. Não o estou culpando, não estou o acusando, mas estou trazendo a realidade. Justamente porque Deus constituiu o homem como cabeça do lar, o tentador veio com tudo sobre você desde a sua infância. Como nós fomos tratados, como aprendemos as coisas da sexualidade na rua de maneira suja. Quanto filho foi encaminhado à casa de prostituição por seus próprios pais, aprenderam a beber e a fumar com seus pais.
Atualmente, em especial, somos atacados em nossa sexualidade. Em tudo somos empurrados, arrastados, atraídos para vivê-la de forma equivocada. Hoje o homem nem precisa procurar, são as mulheres que avançam sobre eles, e como tem sido duro para o chefe de família aguentar! Você marido que segue os amigos nas “cervejadas” para não ficar fora e não ser diferente, acaba entrando nos mesmos programas, tendo casos, amantes, indo para a prostituição, vivendo o adultério.
Você pai, você homem, você rapaz que já é noivo, ou namora, ou nem começou a namorar, mas pretende ser pai, ser cabeça, chefe de seu lar, não deixe que o inimigo estrague tudo antes de seu casamento. O Pai está passando como aquele bom samaritano, vendo o estrago em que você se encontra, semimorto, sem possibilidade de levantar-se por si mesmo, Ele desce de Sua montaria, debruça-se sobre você e derrama sobre suas feridas o azeite do Seu Espírito e depois o vinho do Seu Sangue precioso para redimi-lo e salvá-lo.
A Palavra de Deus é muito clara para você mulher, mas o demônio também a tem pegado. Muitas vezes são as mulheres que têm criado briga em casa, largado o lar, largado os filhos e partindo para aventuras. Verdadeiras filhas pródigas que vão “torrar” a herança que receberam com o santo sacramento do matrimônio. Mas Deus tem conserto para tudo isso, a graça de hoje é para isso!
A Palavra de Deus é clara para você jovem, filho, filha que tem “bronca” do seu pai, de sua mãe, que não os aguenta. Que aprendeu na adolescência a ser rebelde e, hoje, tem ressentimento e mágoa de seus pais. E por isso nossas famílias estão arrebentadas, explodidas. Tudo precisa se recompor, se reconstruir, se remodelar no modelo da Sagrada Família.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/minhafamilia/2012/01/tempo-de-misericordia-nas-familias/

QUESTÕES FAMILIARES SÃO APROFUNDADAS EM SUBSÍDIO DA CNBB


A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar acabam de lançar o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.
O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.
“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.
O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).

REUNIÃO

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012.

PEREGRINAÇÃO NACIONAL DA FAMÍLIA

No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).

Fonte: http://blog.cancaonova.com/minhafamilia/

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AFINAR E TREINAR OS OUVIDOS


MUITOS PROBLEMAS SERIAM RESOLVIDOS EM NOSSAS FAMÍLIAS, SE ESCUTÁSSEMOS COM ATENÇÃO AQUELE QUE ESTÁ AO NOSSO LADO.

Se escutar é uma arte, deveríamos nos desenvolver permanentemente como faz um pianista, um pintor etc.. A premiação será a melhor, pois o resultado estará no sorriso de seus filhos, na alegria espontânea dos esposos, no sucesso de sua família.
No ambiente familiar, saber escutar é imprescindível. Estamos escutando nossos familiares? De que forma? Disponibilizamos tempo suficiente para escutar os nossos filhos? E para o cônjuge?
Outro dia, me encontrava em uma fila de um cartório, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Parei para observar o semblante das pessoas ao meu redor. Em um canto superior da sala, uma televisão transmitia um jornal da tarde, cenas corriqueiras de um assalto ou de algum evento dramático do dia a dia da cidade. Percebi que praticamente todas as pessoas presentes estavam verdadeiramente envolvidas, “escutando” “atentamente” todos os pormenores das notícias.
As faces exprimiam medo e angustia, em consonância com os fatos da tv. Aqueles que desviavam o olhar por alguns instantes, não demoravam muito e retornavam a fixar o olhar novamente para a TV.  Fiquei me perguntando se ao chegarem em suas casas, escutariam com tamanha atenção e disponibilidade os seus filhos, esposa, marido, mãe, pai, amigos, vizinhos…Damos tanta atenção a assuntos que não nos dizem respeito durante o dia, que ao final, ao retornarmos para casa, já estamos muito cansados  e sem a energia necessária para o “algo a mais” com nossa família.
Escutamos as nossas preocupações, as nossas angústias, os nossos medos, assuntos que não nos dizem respeito, ressentimentos, televisões de cartório, de supermercados, de elevador, de consultórios médicos, até televisões de ônibus já existem. Há quanto tempo não observamos a cor da telinha dos olhos de nossos parentes mais próximos e as suas histórias diárias?
Outro dia, ao chegar cansado em casa, minha filha mais velha queria partilhar algo que se passou no seu dia. Acontece que, naquele dia, mais do que nos demais, eu me encontrava realmente muito cansado. Porém, ainda assim, me esforcei para escutá-la. Percebendo que eu a olhava,  mas não a escutava, disse-me de forma certeira e desconcertante:- pai, não adianta me olhar com essa cara, que eu sei que você não está prestando atenção a nada. Pedi desculpas e lhe disse que realmente estava muito cansado, mas no dia seguinte estaria pronto para escutá-la, com a atenção que merece.


1- Disponibilize tempo diário para escutar a sua família.
2-  Ao escutar, procure olhar nos olhos, demonstrando atenção sincera e  não desvie o olhar para a TV, para suas preocupações internas, barulhos ao redor etc. lembre-se que se trata de uma arte, persevere no percurso, ainda que no princípio lhe pareça difícil.
3- O que é importante para quem fala pode não ser para você que escuta, assim, dê a importância ao assunto em pauta, na proporção que é importante para quem fala e não para você que escuta.
4-  Se interesse pelo mundo de seu filho, de seu marido, de sua esposa. Escute aquele lance do futebol, em que ele passou por três e fez um gol fantástico no ângulo. Escute a esposa ou o marido, ainda que lhe custe, principalmente quando o assunto não lhe agradar, aquele problema familiar complicado, ou aquele fato ocorrido no dia estafante de trabalho. Lembre-se que, se tivéssemos amigos verdadeiros, que realmente nos escutassem, não precisaríamos buscar consultas profissionais,  pagando para nos escutarem.
5-  Ao escutar, não fique fazendo julgamentos internos enquanto escuta, como se estivesse a todo tempo preparado para dar uma resposta perfeita. Escutar é estar presente, completamente envolvido, atento principalmente ao que está por detrás das palavras do interlocutor. e lembre-se que, em muitas vezes, as pessoas querem apenas ser escutadas.
Como em qualquer arte, a prática constante fará de você um grande artista, e com o passar do tempo, quem sabe um gênio da escuta. Será premiado com a felicidade de conviver com pessoas felizes ao seu redor. Mãos a obra. Aliás, orelhas a obra.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/familiasnovas/category/categoria-familia/


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

OS ESTRAGOS DA TV BRASILEIRA - QUEM PATROCINA A BAIXARIA É CONTRA A CIDADANIA

Em duas oportunidades (13/01/93 e 27/01/93) – antes de surgir as TVs católicas - o falecido Cardeal, e ex-Primaz do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves publicou, no JORNAL DO BRASIL, dois famosos artigos sobre a televisão brasileira. Foram publicados também na Revista “Pergunte e Responderemos” (n. 375, 1993, pg. 357ss)”. No primeiro, cujo título é J'ACCUSE! (Eu acuso), o prelado afirmava, entre outras coisas:
Eu acuso a TV brasileira pelos seus muitos delitos. Acuso-a de atentar contra o que há de mais sagrado, como seja, a vida...”. “Acuso-a de disseminar, em programas variados, ideias, crenças, práticas e ritos ligados a cultos os mais estranhos. Ela se torna, deste modo, veículo para a difusão da magia, inclusive magia negra, satanismo, rituais nocivos ao equilíbrio psíquico.”
“Acuso a TV brasileira de destilar em sua programação e instalar nos telespectadores, inclusive jovens e adolescentes, uma concepção totalmente aética da vida: triunfo da esperteza, do furto, do ganho fácil, do estelionato. Neste sentido merece uma análise à parte as telenovelas brasileiras sob o ponto de vista psicossocial, moral, religioso [...]
“Qual foi a novela que propôs ideais nobres de serviço ao próximo e de construção de uma comunidade melhor? Em lugar disso, as telenovelas oferecem à população empobrecida, como modelo e ideal, as aventuras de uma burguesia em decomposição, mas de algum modo atraente”.
“Acuso, enfim, a TV brasileira de instigar à violência: A TV brasileira terá de procurar dentro de si as causas da violência que ela desencadeou e de que foi vítima [...]”.
No segundo artigo (27/01/93), sob o título de “Resistir, Quem Há de? o Cardeal pede uma mobilização da família cristã contra isso: “Opino que a Família deve estar na linha de frente de resistência: os pais, os filhos, os parentes, os agregados - toda a constelação familiar. Ela é a primeira vítima, torpemente agredida dentro da própria casa; deve ser também a primeira a resistir. É ela quem dá IBOPE, deve ser também quem o negue, à custa de fazer greve ou jejum de TV. Cabe, pois, às famílias, 'formar a consciência crítica' de todos os seus membros frente à televisão; velar sobre as crianças e os adolescentes com relação a certos programas; mandar cartas de protesto aos donos de televisão; chamar a atenção dos anunciantes, declarando a decisão de não comprar produtos que financiam programas imorais ou que servem de peças publicitárias ofensivas ao pudor, exigir programas sadios e sabotar os mórbidos para que não se diga que o público quer uma TV licenciosa, violenta e deseducativa”.
É preciso meditar profundamente nesta grave acusação de Dom Lucas Moreira Neves. Os pais e educadores, sobretudo os cristãos, não podem deixar as crianças e jovens à mercê de uma televisão baixa, imoral, deseducativa, amedrontadora, desleal. A TV tem sido a grande promotora da destruição dos valores morais e da família.
O próprio Walter Clark, falecido em 1997, fundador e ex-diretor da TV GLOBO, também deu o seu testemunho contra essa situação, por intermédio do jornal ESTADO DE MINAS (07/01/93, pg 13), afirmando, entre outras coisas, que:
“A TV brasileira está vivendo um momento autofágico. Lamento ter contribuído, de alguma forma, para que ela chegasse aonde chegou”. “A emissora está nivelando por baixo: existem traições, incestos, impulsos sexuais incontidos, cobiça, ódio, tudo isso existe, mas não é só isso”. “A  sociedade, que já está violenta, acaba tendo no seu registro mais forte de comunicação, que é a TV, só violência”.
Já faz quase vinte anos que esses alertas foram feitos, mas parece que pouco mudou. É verdade que, graças a Deus, surgiram as TVs católicas, que fazem uma “pregação sistemática de valores”, se contrapondo a outras que fazem o contrário: “uma pregação sistemática de antivalores”.
A televisão brasileira, infelizmente, se tornou uma das piores do mundo no que se refere aos valores morais, alienação do povo e sua deseducação. O que temos visto nos famosos “reality shows”, novelas e outros programas de auditório? Algo deprimente. Jovens e artistas que expõem suas intimidades ao público em busca de fama e dinheiro fácil, dando aos milhões de jovens mau exemplo de vida. A única coisa nobre nesses programas é o horário; são, na verdade, um fomento à mais mesquinha fofoca em horário nobre. Explora-se, de modo sutil, com um marketing refinado, a miséria das pessoas, seus problemas sentimentais, afetivos, morais, espirituais, num desrespeito profundo à dignidade do ser humano. Ele ali é usado e enganado para dar IBOPE e lucro, nada mais. 
Esses programas e outros, repito, em horários nobres, aos quais crianças e jovens assistem, levam-nos ao esquecimento de nós mesmos, à alienação, à futilidade e imoralidade. São cenas contínuas de incitamento sexual, masturbação, convite à fornicação e outras tristezas. Não há cultura, não há formação, não há boa informação; é apenas apelo aos vícios: exibicionismo, soberba, cultura do prazer, sexismo, pornografia, homossexualidade, competição baixa, infidelidade conjugal, preguiça, ociosidade, intrigas, “strip-tease” e, disputas desumanas que levam as pessoas à exaustão física e mental. Tudo em busca de sucesso e dinheiro fácil. Tudo contra o que nos ensina Jesus Cristo. O importante é se tornar uma “celebridade nacional” com direito a outros sucessos. Mas com base em que conteúdo?
A consequência de tudo isso é que vai-se aumentando o número de adolescentes grávidas, abortos, estupros, infidelidades conjugais, homossexualidade, casais separados, jovens abandonados vivendo no crime, na droga e na bebida...
Por outro lado o povo é massificado. Explora-se maldosamente o mórbido gosto natural pela fofoca e “bisbilhotagem” da vida alheia, fazendo da massa popular como que um rebanho que não pensa e não critica. É uma alienação e desserviço à população. Explora-se comercialmente, “inteligentemente”, a falta de cultura de povo oriundo de uma escola fraca; aumenta-se, como disse alguém, o seu “emburramento”.
Ora, a lei diz que televisão – cuja concessão é do Estado – tem a missão de educar, formar, informar, dar cultura e educação; é isso que temos visto? Não, não e não. Temos visto uma TV que destrói a família  e seus valores sagrados. Com um faturamento financeiro enorme, vende-se alienação numa enorme vitrine de propaganda patrocinada por ricas empresas. Uma campanha na internet contra tudo isso chegou a anunciar “Quem patrocina a baixaria é contra a cidadania”; é contra o povo; então, como disse o Cardeal D. Lucas é preciso o boicote dos cidadãos, especialmente dos cristãos, a quem fomenta a imoralidade.
Lutar contra tudo isso não é moralismo, mas defesa dos valores morais e da família, coluna da sociedade. O povo brasileiro tem sido ofendido e chocado com as barbaridades apresentadas em novelas, com cenas chocantes, palavras chulas e obscenas, que não se pode escrever aqui. Tenta-se de maneira sutil e maliciosa passar isso ao povo como “se tudo fosse normal e lícito”, como se o sexo fosse apenas atos de genitalidade, apenas prazer sem uma visão moral e um compromisso com a vida e com o outro, como se fossemos irracionais.
O Congresso Teológico Pastoral de Valencia, na Espanha, no V Encontro do Papa com as famílias disse que: “a família vive uma crise sem precedentes na história”, cujas raízes se encontram na “pressão ideológica” exercida pela “mentalidade consumista” e pela ação de “um laicismo de raiz niilista e relativista”.
É preciso reagir contra esse estado de coisas. Não podemos ficar calados e inertes diante desta cultura niilista e sem Deus que quer tudo destruir.  Se não nos mobilizarmos contra isso estaremos sendo coniventes com a destruição da família e da sociedade, diante de Deus e dos homens. O que queremos para os nossos filhos e netos?


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: http://www.cleofas.com.br/
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12638

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO PARA NOSSO PÁROCO


Pe. Farias

É hoje o seu aniversário uma data especial para senhor e para nós,
e que também nos deixa muito alegre por saber que o senhor está feliz, colhendo mais uma rosa do seu jardim. O senhor nos demonstra toda sua vivacidade e sua luta para realizar os seus ideais, nós desejamos que esse incentivo esteja sempre presente em sua vida para que possa conquistar mais e mais todos os seus sonhos.
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Que nesta data o senhor esteja em total harmonia com muita paz e amor no seu coração, que esteja cercado de bons amigos e de pessoas que te querem bem, desejamos que todas as suas buscas cheguem aos seus objetivos, e que consiga ser mais feliz do que és hoje. Ao senhor que é uma pessoa extraordinária e muito admirável em suas atitudes e palavras, queremos expressar através desta mensagem, reflexões verdadeiras e sinceras para um amanhã melhor, acreditando que o Nosso Senhor Jesus Cristo é e será sempre o teu pastor e desse modo nada lhe faltará. O seu aniversário chegou, precisamos meditar para transformar nossas vidas e a de todos que nos rodeiam em momentos melhores e mais especiais e hoje é um dia próprio para se colocar na balança nossos atos, feitos e palavras, melhorar onde for possível e renascer no amor de Deus.
Que a paz do Senhor esteja sempre com o senhor e que chuvas de bênçãos profetizem sua vida, indicando o caminho a seguir e quando nas horas tristes o desalento invadir tua alma, busque forças no senhor nosso Deus e faça por merecer sua glória. Se duvidares de tudo, até mesmo de suas próprias convicções e se a descrença avassalar vosso coração, recorra a Jesus e ele te inundará de luz e te reabilitará na conquista da felicidade.
Jesus é bom, sincero e em tudo coloca suas mãos com misericórdia e bondade, e mesmo se um dia caíres em tentação por obra da criação do mal retorne ao caminho da verdade, porque o Senhor não vira as costas para sua criatura. Creia nas obras tremendas que ele realizará em sua vida.
Desejamos ao senhor, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Feliz aniversário Pe. Farias, é o que ele também anseia para sua existência, justiça em seus atos e piedade para aqueles que ainda não conhecem a palavra como o senhor. Deixe por onde passar sinais de alegria e o Senhor regerá sempre os seus caminhos.
Feliz Aniversário e que as mãos de Jesus possam ungir sempre sua cabeça e abençoar seus passos. Parabéns e muitos louvores para sua vida!
E que seu jardim produza muitas outras rosas para o senhor colher muitos e muitos anos, seja feliz hoje, amanhã e sempre.

Parabéns pelo seu dia. Felicidades!!!
Esses são os sinceros votos de todos os Membros da Pastoral Familiar!

HISTÓRIA E ORAÇÃO DE SÃO PATRÍCIO


O São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.
Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.
Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.
A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.

Faleceu com cerca de 80 anos.


São Patrício, rogai por nós!

ORAÇÃO

Proteção de São Patrício

Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.
Hoje me levanto com a força do nascimento de Cristo graças a seu batismo, com a força de sua crucificação e morte, com a força de sua ressurreição e ascensão, com a força de seu retorno no dia do juízo.
Hoje me levanto com a força do amor do querubim, obediente ao anjos, a serviço dos arcanjos, na esperança da ressurreição para encontrar consolo com as orações dos patriarcas, as predições dos profetas, os ensinamentos dos apóstolos, a fé dos confessores, a inocência das santas virgens, os feitos dos homens de bens.
Hoje me levanto com a força dos céus: a luz do sol, o brilho da lua, o esplendor do fogo, a velocidade do trovão, a rapidez do vento, a profundidade dos mares, a permanência da terra, a firmeza da rocha.
Hoje me levanto com a força de Deus que me guia: sua grandeza que me apóia, sua sabedoria que me guia, seu olho que me cuida, seu ouvido que me escuta, sua palavra que me fala, sua mão que me defende, seu caminho para seguí-lo, seu escudo para proteger-me, sua eucaristia para livrar-me das armadilhas do demônio, da tentação dos vícios, daqueles que me desejam mal, longe ou perto, só ou acompanhado.
Invoco hoje todo estes poderes para que se levantem entre mim e estes males, contra todos os cruéis e infames poderes que desejam o mal para meu corpo e alma, contra as invocações dos falsos profetas, contra as nefastas leis da pagania, contra as falsas leis da heresia, contra as artes da idolatria, contra os feitiços de bruxas, quiromantes e feiticeiros, contra todo conhecimento que corrompa o corpo e a alma.
Cristo que me proteja hoje contra o veneno, contra o fogo, contra morrer afogado, ser ferido para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo em mim,
Cristo abaixo de mim,
Cristo sobre mim,
Cristo a minha direita,
Cristo a minha esquerda,
Cristo quando durmo,
Cristo quando descanso,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de todo homem que pense em mim,
Cristo na boca de quem fale de mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em todo ouvido que me ouve.
Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura. Amém!

sábado, 14 de janeiro de 2012

FOTOS DO MOMENTO DE ORAÇÃO NA CASA DE ERINEIDE E CÍCERO NO DIA 13/01/12






PODE-SE DIZER QUE FOI UM MOMENTO DE GRANDE ESPIRITUALIDADE E FORTE PRESENÇA DE JESUS E NOSSA SENHORA NA ORAÇÃO DO TERÇO NA CASA DE NOSSOS IRMÃOS ERINEIDE E CÍCERO. AGRADECEMOS A ACOLHIDA E A PRESENÇA DE TODOS QUE PUDERAM ESTAR LÁ.

QUE O AMOR DE MARIA E A PAZ DE JESUS ESTEJA SEMPRE COM TODOS!

PASTORAL FAMILIAR
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
ARACAJU/SE

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SUA FAMÍLIA É IGREJA DOMÉSTICA


Queremos que nossas famílias declarem que Jesus é o Senhor!
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas. Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono. Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas. Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude. Feliz o homem que assim encheu sua aljava: não será confundido quando defender a sua causa contra seus inimigos à porta da cidade.” Salmo 126 (127)
Dinheiro nenhum vale o fracasso da minha família, Deus quer quer sejamos abençoados. Se Deus não for o construtor em vão trabalham os construtores, ou seja, se Ele não o for o Senhor de nossa vida de nada valerá o nosso esforço. As crises também nos ajudam no nosso amadurecimento, isso vale para o matrimônio, para o relacionamento entre os pais e filhos, etc.
Os pais precisam ter a consciência da importância que eles têm sobre os filhos. As mães têm uma relação “umbilical” com seus filhos, a qual por ser tão forte precisa ser bem feita. A ausência dos pais na vida dos filhos pode trazer grandes traumas.
Os pais precisam zelar por seus filhos. Muitas vezes, os filhos podem não querer ir à Santa Missa, mas os pais devem dar um “jeitinho” para que eles possam ir. É de fundamental importância que isso ocorra porque isso vai contribuir para o futuro de seus filhos. A criança precisa ver Jesus em sua casa através de seus pais. Mesmo nas dificuldades, nas lutas que são enfrentadas, os filhos terão como referência seus educadores de casa.
Deus, fé, religião, Igreja, padre… tudo isso fez a diferença em minha vida.
O grande desafio da família cristã hoje é ir contra o mundo, pois este quer tirar Jesus do centro da nossa vida. E a Igreja mantém claros esses valores, para que Jesus continue no centro. A Igreja doméstica [famílias] precisa se conscientizar de que quando tiramos Deus do centro, outra coisa toma o lugar.
Quando buscamos a nossa “autorrealização egoísta”, e passamos por cima de qualquer coisa, os valores são trocados e isso estraga as famílias. Muitos pais têm buscado isso como cura para suas dificuldades. Mas essa não é a saída correta, pois isso acaba acarretando a entrada do consumismo desacelerado em nossos lares, e a partir daí começam as lutas e as desavenças familiares. Precisamos reatar os laços que foram desfeitos, principalmente com o perdão entre os membros da família.
Os pais precisam conversar com os filhos, é preciso ter paciência com eles e ajudá-los diante do que estão vivendo. O pai precisa se tornar referência na vida de seus filhos. Reconheça a sua família como Igreja doméstica. Não se acanhe, não seja tímido diante de seus filhos! Não permita que o mundo influencie de maneira negativa na educação deles [seus filhos]. A força de Deus está em você, reze e escute a voz d’Ele em seu interior. O princípio do amor faz a diferencia em sua casa! Pais, deem amor aos seus filhos, elogiem-nos quando eles merecerem, façam com que eles se sintam amados!
“Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar. Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira. Assim será abençoado aquele que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor para que em todos os dias de tua vida gozes da prosperidade de Jerusalém, e para que possas ver os filhos dos teus filhos. Reine a paz em Israel!” (Salmo 127 (128)).
Tudo isso é promessa de Deus, não pare na emoção, mas transforme em vida! Pais, questionem-se: Que valores regem a sua casa?
Muitas vezes, ficamos motivados com situações que não merecem nossa atenção e não damos o devido valor às situações que realmente precisam de atenção. Isso acontece em nossas casas. Não deixe que o mundo tire o foco da sua família. Coloque prioridades para a sua casa neste ano, como irem à Santa Missa juntos, rezarem juntos… Sua família deve ter prioridade em sua casa e não o mundo. Comprometa-se com ela.
Aí sim poderemos dizer: “Eu me minha casa serviremos ao Senhor!”

Padre Vicente, SCJ
Padre do Sagrado Coração de Jesus, faz parte da Comunidade Bethânia, fundada pelo Padre Léo, que tem como carisma o trabalho de recuperação de dependentes
Fonte: http://blog.cancaonova.com/minhafamilia/2012/01/sua-familia-e-igreja-domestica/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MATRIMÔNIO: AMOR SOBRENATURAL


Os filhos são a solução para o casal. Deus disse “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1,28) não pense que vocês casaram apenas para ficar os dois juntinhos. Que se casaram por medo de ficarem sozinhos. A finalidade do casal é o amor entre dois para crescer, multiplicar em família. Muitos casais não querem ter filhos. Não consigo entender, como se casam e não querem ter filhos, só o sexo não sustenta casamento. Precisa ter um criança para dar alegria a casa, porque deve ser uma coisa muito chata ficar apenas um olhando para a cara do outro.
Quando as dificuldades surgirem no casamento, lembre-se que Jesus diz “Não separe o homem aquilo que Deus uniu”. A única coisa que pode separar um casal que recebeu a bênção na Igreja é a morte.

No altar vocês disseram: “Eu te recebo por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza”. Esqueceram disso, e agora querem ficar somente na alegria? É muito fácil agora na tristeza querer ir embora, porque está querendo ser feliz. Você tem o direito de ser feliz, mas você prometeu a Deus que ficaria na alegria e na tristeza.
Você prometeu também na saúde e na doença, e agora que ela está doente, você quer abandoná-la. É fácil ficar na saúde. E no final disseram: “Todos os dias da nossa vida” já não é mais minha vida, é nossa vida, porque agora vocês são um. Tudo é nosso. Não existe mais “meu” agora é “nosso”. É nosso filho. “Eu prometo aceitar os filhos que Deus me der e educá-los na lei de Deus e da Igreja.” Isso não é fácil – estão todos do lado de fora da igreja jogando bola – a começar de vocês que tem preguiça de rezar. Reze com eles, isso se chama igreja doméstica, onde o pai e a esposa se dedicam um ao outro e ambos se dedicam aos filhos para serem formados.
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Nós somos a esposa do Cristo, estamos aguardando Cristo. Olhe para a Cruz e verás como Cristo se entregou a Igreja, Ele mostra o Seu amor dessa forma, derramando o seu sangue pela Igreja que somos nós. E nós não somos fieis a Ele? Não, nós damos muito trabalho, não o amamos suficiente. E Ele nos ama tanto que não leva em conta nossas infidelidades. Jesus continua amando e dando a vida porque Ele não quer perder nenhum dos seus, quando mais é pior a pessoa aí que Ele dá a vida.
Quando vocês receberam o sacramento do matrimônio, Deus lhes deu um amor sobrenatural. Pois o amor natural, é querer estar com aquele que me faz bem, mas Deus quis lhe dar um amor sobrenatural, o amor de Cristo que ama sua igreja que lhe é infiel. Você que casou recebeu uma amor especial, uma amor que dá a vida, um amor de morte. Deus deu uma amor sobrenatural para os pais amarem seus filhos.
Quando eu vejo um casal com dificuldades, mas juntos, eu penso: “é assim que Cristo me ama, ela não larga aquele beberrão”. Os filhos também precisam defender o casamento de seus pais, deixem que eles falem, eles tem direito. O casamento está difícil, estão se sangrando? Cristo também se sangrou por vocês. Se vocês estão em dificuldade e querendo se separar, assistam juntos o filme “Paixão de Cristo” e ouça Jesus te dizendo: “estou sangrando por você, mesmo você sendo infiel a mim.”
É muito fácil viver casado com o príncipe encantado, mas ‘príncipe’ e ‘princesa’ é história de “carochinha”, na verdade existe um rei na sua vida que você precisa cuidar. Casamento também é sacrifício. Todo amor tem sacrifício e isso que faz o casamento ser difícil.
Só a morte pode separar um casal. Não largue seus esposos, é isso que a Igreja espera de vocês.



Padre José Augusto
Comunidade Canção Nova
Fonte: http://blog.cancaonova.com/minhafamilia/2012/01/matrimonio-amor-sobrenatural/